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Conteúdo e Objetivo Topo

O Repositório de Objetos Digitais Abertos (Roda) do FNDE disponibiliza um acervo crescente de documentos e materiais técnico-educacionais, além de publicações editoriais, produção acadêmico-científica e materiais relativos à memória institucional, produzidos por profissionais vinculados à Autarquia, no âmbito de seus programas, projetos e ações.

O principal objetivo do Roda é reunir, armazenar, preservar, divulgar, dar acesso à produção técnico-educacional do FNDE, proporcionando mais visibilidade e auxiliando no cumprimento da missão institucional e, colaborando ainda, com a adequada gestão da informação e do conhecimento.

Aqui você pode encontrar projetos educacionais, apresentações, cadernos de estudo, manuais, apostilas, cartilhas, catálogos, fôlderes, vídeos, podcasts, artigos científicos, teses, dissertações, capítulos de livros, livros, entre outros.

Não fazem parte do escopo deste repositório documentos administrativos e legislações, a não ser que integrem um material técnico-educacional, acadêmico-científico ou produção editorial.


Estrutura Topo

O conteúdo do Roda está organizado em comunidades, coleções e itens.

Comunidade

Uma comunidade pode conter uma infinidade de coleções e uma coleção pode reunir diversos itens. Esse tipo de organização permite que o repositório se ajuste a vários tipos de necessidade. Cada comunidade pode ter a própria página, contendo a lista de suas coleções, além de informações, notícias e links próprios.

No Roda há três comunidades:

Coleções

Uma comunidade pode conter várias coleções. Uma coleção serve para organizar os itens. A organização das coleções do Roda é por tipo de documento dentro da comunidade.

Cada coleção está apta a ter a própria página, com a lista dos seus itens, além de informações, notícias e links próprios. As coleções podem se repetir dentro de cada comunidade, mas contêm itens diferentes.

No Roda, as coleções são formadas pelo critério Tipo de documento.

Item

O item é a menor unidade informacional do repositório. Cada item possui, no mínimo, dois arquivos: um do documento depositado e o outro com o texto da sua licença.

O usuário depositante pode ainda optar por submeter um item com mais de um documento, desde que eles tenham estreita relação entre si.

Em cada comunidade há coleções de itens, de acordo com seus formatos.

Veja:

Comunidade => Coleção => Item


Usuário topo

No Roda, usuário é qualquer pessoa que acesse o repositório.

Há dois tipos de usuário: os que não possuem cadastro (apenas leitores) e os que possuem cadastro (acessam o Meu espaço).


Meu espaço topo

Meu espaço é a página pessoal mantida para cada membro cadastrado no repositório. O cadastro pode ser feito por qualquer usuário.

Para se cadastrar, basta clicar em Meu espaço. Em seguida, clique em Usuário novo? Clique aqui para se registrar e siga as instruções. Depois de registrado, volte ao Meu espaço informe seu endereço de e-mail já cadastrado, sua senha e clique em Entrar.

Você pode se cadastrar no Roda para:


Editar Perfil topo

Esta página permite que você altere suas informações pessoais (senha, nome, sobrenome, telefone e outras). Você precisa estar autenticado com o seu login para fazer isso.


Navegar topo

Navegar, no Roda, significa percorrer uma lista de itens (documentos e materiais) em uma ordem específica. Veja as rotas possíveis:

Navegar por comunidade e coleção permite que você percorra as comunidades em ordem alfabética, sendo possível ver coleções de cada comunidade.

Navegar por assunto permite que você percorra uma lista em ordem alfabética, com os assuntos atribuídos aos itens.

Navegar por autor permite que você percorra uma lista com todos os autores, em ordem alfabética.

Navegar por data do documento permite que você veja uma lista com todos os itens em ordem cronológica.

Navegar por data de publicação do documento permite que você veja uma lista com todos os itens em ordem cronológica.

Navegar por programa permite que você percorra uma lista em ordem alfabética com os programas responsáveis pelos itens no FNDE. Quando determinado item não pertencer a nenhum programa, poderá ser encontrado na categoria Outro.

Navegar por tipo de acesso permite que você percorra uma lista em ordem alfabética com os tipos de acesso atribuídos aos itens. Por exemplo: Acesso aberto: significa que não há restrições de acesso ao item.

Navegar por tipo de documento permite que você percorra uma lista em ordem alfabética com os tipos de documentos contidos no repositório.

Navegar por título permite que você percorra uma lista com todos os títulos disponíveis, em ordem alfabética.


Buscar topo

Para buscar em todo o repositório, use a caixa de pesquisa no centro da página inicial ou a caixa de pesquisa na parte superior da barra de navegação.

tela inicial

O resultado da busca oferece uma nova caixa de pesquisa que pode limitar sua pesquisa a uma comunidade ou coleção específica.

caixa pesquisa

O repositório utiliza o mecanismo de busca Jakarta Lucene. Confira algumas informações importantes sobre a pesquisa:

As palavras que você usar na caixa de pesquisa serão pesquisadas nos campos de título, autor, conteúdo do resumo/abstract, série etc e podem também ser feitas no texto completo, de acordo com as configurações do repositório.

Palavras que não são utilizadas na pesquisa (stop words)

Algumas palavras não são utilizadas nas pesquisas, tais como: artigos, preposições e conjunções. Algumas dessas palavras estão listadas abaixo: "a", "as , "o" , "os" , "de" , "para" , "mas" , "por" , "para" , "se , "em" , "até", "e" ,"no" , "na" , "ou" , "cada", "um" , "uma".

Truncagem
Utilize um asterisco (*) depois de um fragmento de certa palavra, indicando que quer pesquisar por itens que tenham palavras iniciadas da mesma forma. Veja um exemplo:

caixa pesquisa

Nesse caso, o Roda irá recuperar palavras como: informal, informação...

Recuperação de variações morfológicas (Stemming)
Isso significa que o motor de busca expande automaticamente palavras com terminações comuns para incluir palavras no plural e flexionadas./ou

Pesquisa por frase
Para pesquisar termos compostos ou frase, coloque os entre aspas duplas ("). Exemplo: “repositório institucional”.

caixa pesquisa

Correspondência exata de palavras
Coloque um sinal de adição (+) antes da palavra se ela deve aparecer no resultado da busca. Por exemplo, na seguinte expressão de busca, a palavra “digital” é opcional, mas a palavra “repositório” deve aparecer no resultado.

caixa pesquisa

Busca booleana
Busca booleana é a efetuada por meio de operadores booleanos, termos em inglês, convencionados e utilizados entre outros dois termos (em português), para combiná-los. Note que os operadores booleanos devem ser usados em LETRAS MAIÚSCULAS.

Veja os principais:

AND – OR - NOT

AND - para limitar buscar para encontrar itens contendo todas as palavras ou frases combinadas com esse operador. Exemplo:

caixa pesquisa

Recupera todos os itens que contêm ambas as palavras: “ciência” e “informação”.

OR - para ampliar as buscas para encontrar itens que contenham qualquer uma das palavras ou frases que cercam esse operador.

caixa pesquisa

Recupera todos os itens que contêm as palavras “ciência” ou “informação”.

NOT - para excluir itens contendo a palavra que segue esse operador.

caixa pesquisa

Recupera todos os itens que contêm a palavra “ciência”, exceto os que contêm a palavra “informação”.

Parênteses podem ser usados na busca para agrupar termos de pesquisa, a fim de que os operadores possam ser usados nos grupos. Veja um exemplo:

caixa pesquisa

Eliminação de itens com palavras indesejadas
Coloque um sinal de subtração (-) antes da palavra que não deve aparecer no resultado da busca. Alternativamente, você pode usar o operador booleano

NOT. Por exemplo, na seguinte expressão de busca, aparecerão os itens contendo a palavra “repositório”, exceto as que também contenham a palavra “digital”.

caixa pesquisa

Filtros de busca
Para buscar em comunidades específicas do repositório, selecione a comunidade em que deseja realizar a busca nas opções oferecidas em Buscar em. Digite a expressão de busca (o que deseja pesquisar) em por e clique em Ir.
É possível adicionar filtros para refinar as buscas.

Na primeira caixa de opções é possível especificar outros campos de interesse e refinar a busca por meio deles. Por exemplo, para refinar a busca para documentos que sejam teses, basta selecionar na primeira caixa Tipo de documento, em seguida colocar na segunda caixa de opções Iguais e selecionar a opção “Tese”.

caixa pesquisa


Submeter topo

Submeter é a função que permite ao usuário adicionar um item ao repositório. O processo de submissão inclui preencher informações sobre o documento em um formulário e carregar o(s) arquivo(s).

Obs. Na Etapa I do Roda (2020), todos os depósitos serão efetuados por responsável técnico da Assec.

Escolha a coleção

Na parte superior da página de submissão, você encontra uma barra de progresso com nove figuras que representam o fluxo de submissão (essas figuras mostram em que etapa está no momento).

As figuras mudarão de cor conforme as etapas de submissão vão sendo concluídas. Depois de iniciado, você pode usar esses botões para navegar para frente e para trás dentro do processo de submissão, clicando sobre eles (sem perder dados já preenchidos).

barra progresso

Selecione a coleção

Clique na seta à direita da caixa dropdown para ver a lista de coleções. Mova o mouse para a coleção na qual você deseja adicionar o item e clique.

Se lhe for negada a permissão para enviar para a coleção que você escolher, entre em contato com os administradores do repositório para mais informações.

Você deve ser autorizado para enviar itens para uma coleção. Se você gostaria de enviar um item para repositório, mas não vê uma comunidade apropriada, entre em contato com o Administrador do Roda.

Clique no botão Próximo para continuar, ou Cancelar/Salvar para salvar ou cancelar sua submissão.

Descreva o item

As informações que forem preenchidas nas próximas telas formarão o registro de metadados que permitirá aos usuários recuperar o item utilizando motores de busca. Quanto mais completo for o registro dos metadados, mais recuperável seu item será.

Tipo de documento

O tipo de documento diz respeito ao seu gênero textual ou imagético predominante. No Roda, esses tipos precisam ainda apresentar natureza técnico-educacional, editorial ou acadêmico-científica. Alguns tipos de documento são: caderno, cartilha, guia, apresentação em slides, vídeo, projeto, livro, artigo, dissertação, entre outros. Selecione o tipo equivalente ao seu item.

Título

Digite o título completo e adequado por meio do qual este item deve ser conhecido. Todos os itens do repositório devem ter um título.

caixa pesquisa

Outro título

Se o item tem um título alternativo válido, por exemplo, um título em outro idioma ou uma abreviação, em seguida, insira-o aqui.

caixa pesquisa

Autor

Pode ser uma pessoa, empresa ou serviço responsável pela criação ou contribuição para o conteúdo do item. Ao clicar no botão Adicionar mais, você pode adicionar quantos autores for necessário. Exemplos:

caixa pesquisa

Se o autor for uma organização, use a última caixa de entrada de sobrenome para o nome da organização.

Data de publicação

Se seu artigo foi publicado anteriormente ou tornado público, introduzir a data desse evento aqui. Se você não sabe o mês, deixe o padrão "sem mês"; caso contrário, selecione um mês a partir da caixa dropdown. Se você não sabe o dia exato, deixe a caixa vazia.

caixa pesquisa

Instituição publicadora

Selecione o nome da instituição publicadora deste item.

Citação

Informe a forma sugerida de citação para o documento, de acordo com a norma adotada pela instituição, exemplo: ABNT, APA, Vancouver. Apesar de ser opcional, esse é um campo importante, pois auxilia e incentiva os usuários dessa informação a citarem o documento utilizado.

Idioma

Selecionar o idioma do conteúdo intelectual do seu item. Clique na seta à direita da caixa suspensa para ver uma lista de idiomas comumente usados para publicações, por exemplo:

caixa de escolha

Palavras-chave

Indique as palavras-chave apropriadas (duas ou três) para descrever este item, do geral para o específico, com a primeira letra MAIÚSCULA e, de preferência, no singular. Use uma caixa de entrada para cada palavra ou expressão. Você pode obter mais caixas de entrada, clicando no botão Adicionar mais. Exemplo:

caixa pesquisa

Além das palavras-chave, o Roda utiliza também as áreas do conhecimento do CNPq como vocabulário controlado.

Resumo e Abstract

Você pode digitar ou copiar e colar o resumo do trabalho que está depositando. Não há limite de caracteres para o texto do resumo.

No campo Abstract, você pode digitar ou copiar e colar o mesmo texto do resumo, em língua estrangeira, do trabalho que está depositando. Não há limite de caracteres para o texto do abstract. Para adicionar resumos em mais de uma língua estrangeira, clique em Adicionar mais.

Agência de fomento

Se o item é o produto de pesquisa patrocinada, você pode fornecer informações sobre o patrocinador(es) neste campo. Selecione uma das opções apresentadas. Exemplo:

caixa de escolha

Vocabulário controlado

Um vocabulário controlado é um conjunto de termos que formam um dicionário de descrições de determinados tipos de conteúdo ou assunto. Eles são mantidos pelos organismos de normalização, a fim de padronizar a forma que os materiais semelhantes são categorizados nos arquivos.

Categorizar com precisão um documento usando um vocabulário controlado aumenta a probabilidade de resultados relevantes serem recuperados aos usuários na pesquisa.

Para digitar um termo de vocabulário controlado na forma, selecione Categorias de assuntos de debaixo do campo de entrada. Isto irá abrir uma janela contendo os vocabulários disponíveis. Você pode filtrar as listas de vocabulário, como descrito acima, a fim de encontrar os termos mais relevantes para a sua submissão.

Depois de ter encontrado o termo que você deseja entrar, basta clicar sobre ele, e ele será inserido automaticamente no formulário de submissão e a janela pop-up será fechada. Você pode adicionar quantos termos categoria de assunto que quiser no formulário. Use Adicionar mais, à direita, para gerar mais caixas de entrada.

Carregar um arquivo

Existem dois métodos para carregar um arquivo que deseja depositar:
É possível arrastar o arquivo até a parte indicada (Selecione um arquivo ou arraste arquivos) ou clicar em Selecione um arquivo ou arraste arquivos. Ali você pode navegar em seus diretórios e pastas até encontrar o arquivo correto para upload. Dê um duplo clique (ou clique em abrir) no nome do arquivo que deseja enviar. Uma vez que o nome de arquivo correto está na caixa de entrada, clique no botão Próximo para continuar.

Formatos de arquivo

Para arquivar e dar acesso adequadamente a um arquivo, precisamos saber em que formato está, por exemplo, PDF, HTML ou Microsoft Word. Se o sistema não reconhecer automaticamente o formato do arquivo que você enviou, você será solicitado a descrevê-lo.

Clique em Alterar e se o formato do arquivo aparecer na lista oferecida, clique em Enviar. Se você não vir o formato na lista, clique em Formato não está na lista e descreva o formato na caixa de texto mais abaixo na página.

caixa de escolha

Arquivo carregado

Depois de ter carregado um arquivo, verifique as informações na tabela para se certificar de que está correto. Há mais duas formas de verificar se seus arquivos foram enviados corretamente: Clique no nome do arquivo. Isso irá baixar o arquivo em uma nova janela do navegador, de modo que você pode verificar o conteúdo. Se estiver carregando apenas um arquivo, clique em Próximo quando você estiver certo que o arquivo foi carregado corretamente. Se quiser carregar mais de um arquivo, clique no botão Adicionar Outro Arquivo. Quando todos os arquivos para este item forem carregados com êxito, clique no botão Próximo.

Verificar submissão

Esta página permite que você reveja as informações que você inseriu para descrever o item. Para corrigir ou editar informações, clique no botão correspondente à direita, ou use os botões na barra de progresso no topo da página para navegar entre as páginas de submissão. Quando o depósito estiver em ordem, clique no botão Próximo para continuar.

Licença

O depósito requer a concessão de licença de distribuição não exclusiva antes de seu item poder aparecer no repositório. Por favor, leia a licença cuidadosamente. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com os gestores do repositório.

Pausa durante a submissão

Em qualquer ponto do processo de submissão, pode-se parar a tarefa e retomá-la depois, por meio do botão Cancelar/Salvar. As informações digitadas serão guardadas e podem ser recuperadas no Meu espaço e pode-se continuar a submissão.

Submissão completa

Agora que seu depósito foi inserido com êxito no repositório, ele vai passar pelo processo de fluxo de trabalho designado para a coleção à qual você está enviando o item. Algumas coleções exigem que o depósito passe por passos de edição ou revisão.

Você receberá uma notificação por e-mail assim que seu item se tornar parte da coleção, ou se, por algum motivo houver algum problema com o seu envio. Se você tiver dúvidas sobre os procedimentos de fluxo de trabalho para uma coleção, entre em contato com os responsáveis pelo repositório. Você pode verificar o status de sua submissão ao acessar Meu espaço.

Autorização

Algumas tarefas requerem, além do cadastro, uma autorização, como a submissão de itens. Se você é um dos membros autorizados a submeter ou supervisor, ou se você é um membro da equipe responsável pela verificação de metadados, você poderá encontrar ainda em Meu Espaço:


Identificadores persistentes topo

Quando o item se torna parte do repositório recebe uma URL persistente, ou seja, uma URL que não mudará, mesmo se o arquivo mudar de sistema ou migrar para novo hardware. Utilizamos o Handle System, para manter um identificador persistente conhecido como handle, para objetos digitais e outros recursos da internet.


Inscrever-se para alertas por e-mail topo

Um usuário pode se inscrever no repositório para receber notificações de novos itens nas coleções desejadas. Pode se inscrever em quantas coleções desejar

Para se inscrever, navegue até a coleção que deseja receber as notificações e clique em Assinar que está posicionado a frente do Assinar esta coleção para receber notificações por e-mail de cada item inserido e repita para todas as coleções desejadas.

Para cancelar sua assinatura, vá até a coleção desejada e clique em Cancelar assinatura.


DSpace topo

O DSpace é o software sobre o qual o Roda está organizado. Ele foi implementado pelo FNDE/Dirti com o apoio do Ibict, em janeiro de 2019.

Para saber mais visite o DSpace website.


Mais informações topo

Entre em contato com os administradores do Roda pelo e-mail: roda@fnde.gov.br