Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fnde.gov.br/jspui/handle/prefix/270
metadata.dc.type: | Revista |
Title: | Caderno FNDE 04 Revolução E Transformação Na Educação: Novas Tecnologias e Inovações nos Processos de Trabalho |
Other Titles: | Revista FNDE 04 Revolução E Transformação Na Educação: Novas Tecnologias e Inovações nos Processos de Trabalho |
metadata.dc.creator: | FNDE |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho pretende aplicar técnicas de Mapa de Processos e Resultados (MaPR) para construção de pesquisas avaliativas em um programa educacional de infraestrutura escolar; o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Avaliar políticas e programas é compreender se os esforços empreendidos na etapa de implementação estão atuando para solucionar os problemas originais. O uso de MaPR potencializa as chances de se elaborar pesquisas de avaliação que entreguem insumos relevantes à correção dos programas, identificação de inovações e sucessos, potencializando o aprendizado organizacional. Ademais, MaPR possibilita o emprego de uma avaliação triangulada, a qual tende a proporcionar maior robustez à avaliação, garantindo maior pluralidade à tomada de decisão. |
Abstract: | The present work intends to apply Process and Result Map (MaPR) techniques for the construction of evaluative research in an educational infrastructure program school; the Direct Money at School Program (PDDE). Evaluating policies and programs is understand whether the efforts undertaken in the implementation stage are working to solve the original problems. The use of MaPR enhances the chances of elaborating evaluation surveys that deliver inputs relevant to the correction of programs, identification of innovations and successes, enhancing organizational learning. Furthermore, MaPR enables the use of a triangulated evaluation, which tends to provide greater robustness to the assessment, ensuring greater plurality in decision-making. |
Keywords: | AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS IMPLEMENTAÇÃO NO CENTRO DA AVALIAÇÃO POLÍTICA DE INFRAESTRUTURA ESCOLAR MAPAS DE PROCESSOS E RESULTADOS(MAPR) PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NAESCOLA (PDDE) |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS:: ADIMINSTRAÇÃO PUBLICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação |
metadata.dc.publisher.initials: | FNDE |
metadata.dc.publisher.program: | Outro |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.fnde.gov.br/jspui/handle/prefix/270 |
Issue Date: | 30-May-2023 |
Appears in Collections: | Revistas científicas (PEPAC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Carderno FNDE 04.pdf | 660.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.